quarta-feira, 14 de julho de 2010

FC Porto: A minha equipa de sempre.

Apesar da minha tenra idade, desde muito cedo que vejo futebol, e lembro-me perfeitamente de muitos jogos do final da década de 90, e de muitos jogadores.
Com base nos jogadores que já vi jogarem de "Dragão" ao peito, formei o meu onze de eleição.
Amante do futebol espectáculo, a minha táctica predilecta é o 4-3-3, a mesma com que Mourinho conquistou Portugal (na Europa mudava para 4-4-2).
Deixei muitos jogadores de fora, que podiam perfeitamente encaixar nesta equipa, casos de Zahovic, Paulinho Santos, Capucho, Falcao entre outros.
Uma coisa é garantida: com uma equipa destas, a vitória em grande parte dos jogos era uma certeza.

Guarda-Redes: Vítor Baía. Entrou para o FC Porto com 13 anos, oriundo do futsal (Académica de Leça). Saiu em 1996 para o Barcelona, e voltou ao FC Porto em 1999, acabando por terminar a carreira em 2007.

Defesa Direito: Javier Ibarra. Reforçou o FC Porto em 01/02, e Pinto da Costa apelidou-o de melhor lateral direito do Mundo. Não convenceu muita gente (eu gostava dele), e acabou emprestado a Monaco e Espanhol de Barcelona. Enfrentou o FCP na final da Champions pelo Monaco. Actualmente, representa o Boca Juniors, da Argentina. O seu clube de sempre.

Defesa Central de Marcação: Jorge Costa. Formado no FC Porto, "O Bicho" foi emprestado nas suas primeiras temporadas como sénior (90/91 e 91/92). Regressou ao Porto, para jogar e lá permaneceu até 2002, quando se chateou com Octávio Machado e saiu para o Charlton de Inglaterra. Regressou no final da temporada, tendo saído em 2006 após divergências com Co Adriaanse. Qual é o portista que não gosta do "Bicho" ?

Defesa Central Livre: Ricardo Carvalho. Natural de Amarante, Carvalho fez a sua formação no clube da terra e no FC Porto. Como sénior foi emprestado a Leça, Setúbal e Alverca, regressando em 01/02. Saiu em 2004, para o Chelsea onde ainda se mantém.

Defesa Esquerdo: Alvaro Pereira. O único "escolhido" da equipa actual. Hesitei entre ele, Esquerdinha e Fernando Mendes. Acabei por seleccionar Alvaro, pela simples razão de dar a profundidade necessária a ala esquerda do ataque portista. Está no FC Porto desde a temporada passada.

Trinco ou Médio Defensivo: Costinha. "O Ministro". Chegou ao FC Porto, naquela que foi considerada a pior temporada da última década do FC Porto: 01/02. Pegou de estaca, e foi um dos melhores jogadores nos anos dourados do Porto. Saiu em 2005 para o Dinamo de Moscovo da Rússia.
Actualmente, é director desportivo do Sporting.

Médio Interior Direito: Lucho González. "El Comandante", chegou ao FC Porto em 2005, vindo rotulado de promessa. Justificou esse estatuto, e no Porto tornou-se uma certeza (e que certeza !).
Dos jogadores mais queridos dos adeptos, deixou sempre a pele em campo, nos quatro anos que equipou de azul e branco. Saiu em 2009 para o Marselha, onde ainda se mantém.
Curiosidade: quatro temporadas no FC Porto, quatro vezes campeão nacional.

Médio Interior Esquerdo: Deco. Não sendo propriamente um médio "interior", Deco na "minha" equipa desempenha a mesma função que desempenhava no 4-3-3 de Mourinho.
Chegou ao Porto em 1999, vindo do extinto Salgueiros, e só saiu em 2004. Conquistou todos os adeptos portistas, e era carinhosamente apelidado de "O Mágico".
Actualmente, está a um pequeno passo de reforçar o Fluminense do Brasil.

Extremo Direito: Ricardo Quaresma. O "Harry Potter" do Dragão. Grande desiquilibrador, Quaresma chegou ao Porto em 2004 envolvido no negócio da venda de Deco ao Barça.
Também conquistou a plateia azul e branca, tendo "forçado" a sua saída em 2008 para o Inter.
Será sempre bem-vindo, mas lá diz o ditado "nunca voltes a uma casa onde foste feliz"...

Extremo Esquerdo: Drulovic. Ljumbinko Drulovic. Nascido na antiga Jugoslávia, "Drulo" chegou ao FC Porto a meio da temporada 93/94, e só saiu em 01/02 para o...Benfica.
Deu centenas de golos a Mário Jardel, com as suas assistências milimétricas. Actualmente, é treinador do 1º de Agosto, de Angola.

Ponta de Lança: Jardel. O "Super Mário". Chegou ao FC Porto em 1996, tendo saído em 2000.
Marcou mais de 100 golos com a camisola azul e branca em partidas a contar para o Campeonato, nas quatro temporadas em que jogou nas Antas. Teve perto de regressar ao FC Porto em 2001, mas acabou por ser jogador do Sporting.
Vai representar o Cherno More da Bulgária, na próxima temporada.

5 comentários:

  1. grande equipa...

    na minha poderiam estar Paulo Ferreira, maniche, fernando, anderson, Lisandro Lopez ou Cissockho...

    Mas aceito o seu onze, que não seria facíl de derrotar, com certeza...

    ResponderEliminar
  2. Como eu disse, existem vários jogadores que encaixariam perfeitamente nesta equipa...
    Derlei, Alenitchev...

    ResponderEliminar
  3. Pepe, Bruno Alves, Meireles, fernando, Moutinho xD

    ResponderEliminar
  4. Devias acrescentar um banco .. é um crime nao referir alguns nomes... (alenitchev, fernando couto, bandeirinha, andre, semedo, rui barros...)
    Concordo com a tua equipa .. menos obviamente com o lateral direito... no qual poria Joao Pinto.. ainda sou do tempo .. ou até fucile .
    ah e a questao do costinha .. gostava mais do Paredes ..mas isso ja sao gostos.
    Lanço um desafio... Qual a pior equipa de sempre do nossoo FCP jogadores mais fraquinhos?
    continuação de um bom trabalho
    Força Porto

    ResponderEliminar
  5. Caro "Anónimo", de facto é mesmo um crime não falar em alguns nomes, mas como falou (e bem), alguns dos jogadores que mencionou não são do meu tempo, tirando o Alenitchev e o Rui Barros. O F. Couto já não vi jogar pelo Porto...
    Paredes, também seria uma excelente escolha, tal como o Paulinho.
    Esse desafio, digamos que foi "aceite" e em breve farei aqui uma postagem do meu "pior" 11.
    Força FC Porto.

    ResponderEliminar