
Na primeira mão da meia final da Taça UEFA 02/03, o FC Porto recebeu e venceu a Lázio por concludentes 4-1. Foi dos melhores jogos da história azul e branca.
E já que na próxima temporada vamos disputar a Liga Europa, convém recordar toda a "Mouraria" e restantes anti-portistas, que a última vez que disputámos a segunda maior competição europeia, vencemo-la e vencemo-la com (enorme) distinção !
O jogo começou praticamente com o golo "laziale". Favalli progrediu pela ala esquerda, e cruzou para Cláudio Lopez (lembram-se ?) que rematou à meia volta, sem hipótese de defesa para Vítor Baía. Estavam decorridos 6' minutos.
O FC Porto respondeu por intermédio de Maniche, que de fora de área atirou forte e fez um belíssimo golo. Peruzzi ainda tocou na bola, mas foi insuficiente.
Aos 10' minutos o Porto chegava ao empate.
A equipa portista carregava ainda mais, e aos 14' Derlei fez o 2-1, mas o golo acabou invalidado por fora-de-jogo.
Com 25' minutos de jogo decorridos, Hélder Postiga teve uma excelente iniciativa individual, deixando para trás Mihajlovic mas acabou por atirar para fora.
Dois minutos depois, e após canto batido por Deco, Derlei desviou o esférico fora do alcance de Peruzzi, dando vantagem ao Porto pela primeira vez na partida.
O Porto continuava a carregar, e a desperdiçar golos escandalosamente.
Aos 32' Nuno Valente trabalhou bem na esquerda e serviu Derlei, que acabou por atirar ao lado. Cinco minutos depois, foi a vez de Deco cruzar para o interior da área, onde apareceu o capitão Jorge Costa, a atirar ligeiramente por cima.
Aos 44' Hélder Postiga teve tudo para fazer mais um golo para o Porto, mas acabou por acertar em Peruzzi.
O mesmo Postiga que no último lance da primeira parte, falhou escandalosamente mais um golo.

Aos 49' Deco atirou forte de longe na conversão de um livre directo, Peruzzi não conseguiu segurar, e rapidamente apareceu Derlei a encostar para o 3-1.
Oito minutos depois, Hélder Postiga após passe de Alenitchev, rematou forte e cruzado, não dando hipótese ao guardião Peruzzi. O FC Porto aumentava para 4-1, e o resultado não era exagerado. Antes pelo contrário.
A partir daqui, a partida baixou claramente de intensidade, com o Porto a gerir calmamente o jogo e a efectuar mudanças na frente de ataque.
Mas sempre que podia a equipa portista aproveitava para criar perigo junto à baliza da Lázio.
Aos 77' foi Nuno Valente, quem de livre directo, proporcionou a Peruzzi uma excelente intervenção.
Quatro minutos depois, naquela que foi a segunda ocasião de perigo criada pelo conjunto "laziale" em toda a partida (a primeira no segundo tempo), Baía saiu-se bem aos pés de Inzaghi, evitando males maiores.
A última oportunidade do Porto no jogo aconteceu aos 84', com Derlei a isolar-se perante Peruzzi, mas a permitir que o guardião italiano se apoderasse da bola.
Já em período de descontos, José Mourinho desentendeu-se com Castromán, e acabou expulso do banco de suplentes.
Fantástica exibição do FC Porto, que humilhou e massacrou a Lázio de Fernando Couto.

FC Porto: Vítor Baía; Paulo Ferreira, Jorge Costa, Ricardo Carvalho e Nuno Valente; Costinha, Maniche, Alenitchev (Tiago 82') e Deco; Hélder Postiga (Marco Ferreira 60') e Derlei (Jankauskas 86');
Treinador: José Mourinho; Suplentes Não Utilizados: Nuno; Pedro Emanuel, Ricardo Costa e Capucho.
Lázio: Peruzzi; Pancaro, Fernando Couto, Mihajlovic e Favalli (Castromán 69'); Simeone (Giannichedda 71'), Stankovic e César; Fiore, Chiesa (Simone Inzaghi 58') e Cláudio Lopez.
Treinador: Roberto Mancini; Suplentes Não Utilizados: Marchegiani; Negro, Oddo e Liverani;
Disciplina: Favalli 43'; Pancaro 48'; Fiore 74'; César 90+1'; Castromán 90+3';
Golos: 0-1 Cláudio López 6'; 1-1 Maniche 10'; 2-1 Derlei 27'; 3-1 Derlei 49'; 4-1 Hélder Postiga 57';
Sem comentários:
Enviar um comentário