quarta-feira, 7 de julho de 2010

Época 2002/2003: FC Porto 4-1 Lázio (Taça UEFA).

O primeiro jogo a ser aqui recordado, é um encontro que opôs o Mágico Porto à Lázio de Roma.
Na primeira mão da meia final da Taça UEFA 02/03, o FC Porto recebeu e venceu a Lázio por concludentes 4-1. Foi dos melhores jogos da história azul e branca.
E já que na próxima temporada vamos disputar a Liga Europa, convém recordar toda a "Mouraria" e restantes anti-portistas, que a última vez que disputámos a segunda maior competição europeia, vencemo-la e vencemo-la com (enorme) distinção !
O jogo começou praticamente com o golo "laziale". Favalli progrediu pela ala esquerda, e cruzou para Cláudio Lopez (lembram-se ?) que rematou à meia volta, sem hipótese de defesa para Vítor Baía. Estavam decorridos 6' minutos.
O FC Porto respondeu por intermédio de Maniche, que de fora de área atirou forte e fez um belíssimo golo. Peruzzi ainda tocou na bola, mas foi insuficiente.
Aos 10' minutos o Porto chegava ao empate.
A equipa portista carregava ainda mais, e aos 14' Derlei fez o 2-1, mas o golo acabou invalidado por fora-de-jogo.
Com 25' minutos de jogo decorridos, Hélder Postiga teve uma excelente iniciativa individual, deixando para trás Mihajlovic mas acabou por atirar para fora.
Dois minutos depois, e após canto batido por Deco, Derlei desviou o esférico fora do alcance de Peruzzi, dando vantagem ao Porto pela primeira vez na partida.
O Porto continuava a carregar, e a desperdiçar golos escandalosamente.
Aos 32' Nuno Valente trabalhou bem na esquerda e serviu Derlei, que acabou por atirar ao lado. Cinco minutos depois, foi a vez de Deco cruzar para o interior da área, onde apareceu o capitão Jorge Costa, a atirar ligeiramente por cima.
Aos 44' Hélder Postiga teve tudo para fazer mais um golo para o Porto, mas acabou por acertar em Peruzzi.
O mesmo Postiga que no último lance da primeira parte, falhou escandalosamente mais um golo.O segundo tempo começou da mesma maneira que o primeiro: com golos.
Aos 49' Deco atirou forte de longe na conversão de um livre directo, Peruzzi não conseguiu segurar, e rapidamente apareceu Derlei a encostar para o 3-1.
Oito minutos depois, Hélder Postiga após passe de Alenitchev, rematou forte e cruzado, não dando hipótese ao guardião Peruzzi. O FC Porto aumentava para 4-1, e o resultado não era exagerado. Antes pelo contrário.
A partir daqui, a partida baixou claramente de intensidade, com o Porto a gerir calmamente o jogo e a efectuar mudanças na frente de ataque.
Mas sempre que podia a equipa portista aproveitava para criar perigo junto à baliza da Lázio.
Aos 77' foi Nuno Valente, quem de livre directo, proporcionou a Peruzzi uma excelente intervenção.
Quatro minutos depois, naquela que foi a segunda ocasião de perigo criada pelo conjunto "laziale" em toda a partida (a primeira no segundo tempo), Baía saiu-se bem aos pés de Inzaghi, evitando males maiores.
A última oportunidade do Porto no jogo aconteceu aos 84', com Derlei a isolar-se perante Peruzzi, mas a permitir que o guardião italiano se apoderasse da bola.
Já em período de descontos, José Mourinho desentendeu-se com Castromán, e acabou expulso do banco de suplentes.
Fantástica exibição do FC Porto, que humilhou e massacrou a Lázio de Fernando Couto.Ficha de Jogo:

FC Porto: Vítor Baía; Paulo Ferreira, Jorge Costa, Ricardo Carvalho e Nuno Valente; Costinha, Maniche, Alenitchev (Tiago 82') e Deco; Hélder Postiga (Marco Ferreira 60') e Derlei (Jankauskas 86');
Treinador: José Mourinho; Suplentes Não Utilizados: Nuno; Pedro Emanuel, Ricardo Costa e Capucho.

Lázio: Peruzzi; Pancaro, Fernando Couto, Mihajlovic e Favalli (Castromán 69'); Simeone (Giannichedda 71'), Stankovic e César; Fiore, Chiesa (Simone Inzaghi 58') e Cláudio Lopez.
Treinador: Roberto Mancini; Suplentes Não Utilizados: Marchegiani; Negro, Oddo e Liverani;

Disciplina: Favalli 43'; Pancaro 48'; Fiore 74'; César 90+1'; Castromán 90+3';

Golos: 0-1 Cláudio López 6'; 1-1 Maniche 10'; 2-1 Derlei 27'; 3-1 Derlei 49'; 4-1 Hélder Postiga 57';


Sem comentários:

Enviar um comentário