domingo, 8 de agosto de 2010

Futebol Sénior: Supertaça já cá "canta" !

Espectacular jogo do Porto, que manteve a tradição e conquistou mais uma Supertaça: A décima sétima. Em onze finais contra o Benfica na Supertaça, somamos dez vitórias. Como diria o outro: Parece fácil !
A pergunta que se poderia até fazer é: "O Benfica jogou mesmo com 11 jogadores ? É que não pareceu." Mas, sim. O "Benfas" apresentou-se em campo com onze jogadores. Onze jogadores que ficaram ainda mais aziados, do que quando haviam perdido na nossa Catedral por 3-1 em Abril. Ao longo de todo o jogo, apenas uma equipa mostrou argumentos para vencer: o FC Porto, pois claro. O arranque forte deu um golo; a tranquilidade da equipa permitiu aos nossos jogadores fazerem uma exibição de luxo; Falcao marcou pela primeira vez ao Benfica, e que gozo nos deu a todos !Há ainda a destacar, o facto do árbitro João Ferreira, ter "fechado os olhos" a duas agressões a jogadores nossos. Sapunaru e Varela foram vítimas de Cardozo e de César Peixoto.
A defesa do FC Porto, que foi tão criticada ao longo da semana, por não ser sólida e por ter problemas no jogo aéreo, revelou grande solidez e esteve impecável em bolas pelo ar.
Villas Boas, colocou Sapunaru na direita e não Miguel Lopes; no meio campo Belluschi rendeu o lesionado Rúben Micael; e na frente, Varela jogou no lugar de Rodríguez, algo que não era prevísivel.Villas Boas delineou bem a estratégia, e o FC Porto entrou muito forte na partida. Aos 2' minutos, Varela chutou contra Roberto; na sequência de um pontapé de canto, Rolando aos 3', inaugurou o marcador.
O guardião espanhol do Benfica teve culpa, é certo, mas não foi o único. Rolando, não pode nunca, aparecer completamente solto dentro da pequena área encarnada. Falha defensiva do Benfica, golo do Porto, e primeira invasão de campo da época.
A partir daí, o FC Porto fez uma exibição agradavél e muito tranquila. Era um FC Porto dominador, com um futebol espectáculo, e um Porto que procurava constantemente o golo.Aos 15', o primeiro "caso" do jogo: após um livre cobrado por Aimar, Sapunaru aliviou o esférico e foi depois atingido no rosto pelo cotovelo de Cardozo. Expulsão perdoada ao paraguaio.
O Benfica estava irreconhecível e não era, de maneira alguma, o Benfica da temporada passada.
Um exemplo disso, é o primeiro remate encarnado ter surgido apenas aos 21' minutos e na sequência de um livre directo.
Carlos Martins atirou rasteiro e colocado, mas Helton atento negou-lhe o golo com uma bela intervenção.
Aos 23' Roberto não agarrou um cruzamento de Varela, e "assistiu" Sapunaru que com um remate acrobático e cruzado, "obrigou" o espanhol a uma intervenção decisiva.
O Benfica começou a "soltar-se" mais à passagem da meia hora, e aos 33' após cruzamento de César Peixoto, Saviola rematou de primeira mas às malhas laterais da baliza de Helton.
De seguida, mais um cruzamento de Peixoto, valendo ao Porto, Maicon que se antecipou a Cardozo e Aimar. Na recarga, Airton atirou muito ao lado.
Antes do intervalo, mais um "caso". César Peixoto atinge Varela na perna direita, e de seguida calca-lhe violentamente o pé esquerdo. Passou impune.
De seguida, mais uma "assistência" de Roberto, e João Moutinho quase marca. Valeu ao Benfica, Luisão a salvar em cima da linha
O jogo chegava ao intervalo, e a vantagem do FC Porto era justíssima.
Os azuis, entraram para a segunda parte, como haviam entrado para a primeira: fortes. Aos 48', Belluschi na cobrança de um livre directo, quase fez golo, não fosse a bola ter desviado na barreira encarnada.
Aos 56', Alvaro Pereira protestou efusivamente com João Ferreira, pedindo amarelo para Carlos Martins que havia derrubado Varela, mas o admoestado foi ele. João Ferreira ainda colocou a mão na cara do uruguaio do Porto.O jogo estava quente, e a prova disso, veio no minuto seguinte. Sapunaru fez de tudo para atrasar a reposição da bola em jogo por parte dos encarnados, e David Luiz tocou-o por trás, desequilibrando assim o romeno. Cartão amarelo para o central encarnado.
Aos 63', Hulk na sequência de um pontapé de canto, tentou o remate, que acabou por ser mais um centro para Falcao. O colombiano por pouco não conseguiu desviar o esférico. Esteve à vista o segundo do FC Porto.
Três minutos depois, Carlos Martins rematou forte na esquerda "obrigando" Helton a defesa apertada, e na recarga Saviola atirou escandalosamente por cima, quando tinha tudo para fazer o empate.
Os encarnados recuperaram a bola, e David Luiz lançou-se no ataque. Uma recuperação de Fernando, colocou o esférico nos pés de Alvaro Pereira que de imediato serviu Varela. O extremo arrancou pelo corredor e deixou para trás um lesionado Luisão, servindo no interior da área, Radamel Falcao, que de primeira "fuzilou" Roberto. Era o 0-2, e o jogo estava "feito".
O jogo entrou depois num ritmo mais lento, mas com ambas as equipa sempre à procura do golo. Aos 70' Carlos Martins atirou forte por cima; e aos 71' Rodríguez no lado do FC Porto, atirou ao lado.
Aos 72', foi a vez de Hulk tentar o golo, mas Roberto desviou o esférico, impedindo o terceiro golo portista.Oito minutos depois, grande pontapé de C. Rodríguez, com Roberto já batido, mas a bola saiu ligeiramente por cima da trave.
Aos 85' melhor oportunidade do Benfica em todo o jogo, com Saviola a aparecer isolado na cara de Helton, e a rematar para uma excelente defesa do brasileiro.
Já nos descontos, Cardozo ficou a pedir grande penalidade, por pretensa mão na bola de Maicon, mas o paraguaio não tem razões de queixa.
O jogo terminou, e a vitória do FC Porto não sofre a mínima contestação. Os "Dragões" foram melhores em todo o jogo; dominaram a partida a seu belo prazer, e contaram ainda com um Benfica ainda longe da performance conseguida na temporada passada.Ficha de Jogo:

Benfica: Roberto; Rúben Amorim, David Luiz, Luisão (Sidnei 69') e César Peixoto; Airton, Carlos Martins, Fábio Coentrão (Gaitán 77') e Aimar (Jara 59'); Cardozo e Saviola.
Treinador: Jorge Jesus; Suplentes Não Utilizados: Júlio César; Maxi Pereira, Javi García e Nuno Gomes.

FC Porto: Helton; Sapunaru (Miguel Lopes 74'), Rolando, Maicon e Alvaro Pereira; Fernando, João Moutinho (Raúl Meireles 81') e Belluschi; Varela (Cristián Rodríguez 69'), Hulk e Falcao.
Treinador: André Villas Boas; Suplentes Não Utilizados: Beto; Sereno, Souza e Ukra.

Disciplina:
Amarelos: Fernando 20'; Fábio Coentrão 30'; Luisão 47'; Aimar 51'; Alvaro Pereira 56'; David Luiz 57'; Jara 63'; João Moutinho 76'; Helton 86';

Golos: 0-1 Rolando 3'; 0-2 Falcao 67';

Sem comentários:

Enviar um comentário